Neste artigo
Susana Pastor Cesteros busca apresentar o portfólio como uma ferramenta que
auxilia na formação de bons professores, independentemente de terem ou não
experiência em docência. Além da definição do que é o portfólio reflexivo
profissional, o artigo apresenta seus objetivos, estrutura, utilização para
autoavaliação (como instrumento de reflexão docente) e, também, possíveis
dificuldades que enfrentam os profissionais que optam por utilizá-lo.
O artigo está
apresentado em 4 partes, sendo a primeira e a última, respectivamente,
introdução e conclusões. A segunda parte está dividida em 4 subcapítulos: no
primeiro a autora apresenta as três dimensões do portfólio: é uma ferramenta
didática utilizada por várias disciplinas, como método de avaliação de
estudantes; que, desde 2001, foi adaptado especificamente ao ensino de idiomas
(isso no contexto europeu), passando a ser constituído por registros de
competências dos usuários em diversas línguas, da reflexão sobre sua aprendizagem
e a reunião de atividades pelas quais as estudantes apresentam o que são
capazes de realizar linguisticamente em cada uma; a terceira, que é o foco do
artigo, é que o portfólio reflexivo profissional, o portfólio docente: é um
produto que tem como objetivo oferecer evidências do próprio trabalho, as
seguintes reflexões sobre ele e os objetivos de ensino-aprendizagem do/a
autor/a. Cesteros afirma que o portfólio pode ser físico, virtual e,
ultimamente, tem movido até os blogs. Neste primeiro subcapítulo a autora
mostra as diferenças entre um portfólio e um currículo – ambos servem para
mostrar um trabalho, mas só o primeiro é utilizado para reflexão e auto
avaliação. No segundo subcapítulo é apresentada a estrutura dos portfólios. O
mais importante é que é uma ferramenta que se retroalimenta: partindo da
apresentação profissional, ou seja, da formação acadêmica, das crenças da
professora, suas experiências, inquietudes e etc. a/o docente reúne materiais
que julga pertinente para avaliar suas habilidades, estes materiais devem
acompanhar uma reflexão sobre sua utilização, e não deve ser só o que funciona
positivamente, ou apenas o que está dando errado, mas tudo o que documente uma
tomada de consciência profissional, de desenvolvimento e mudança. Também deve
aparecer em um portfólio os objetivos do professor, o que há de positivo e o
que há de frágil, para a mudança e melhora na aprendizagem de línguas pelos
estudantes. A autora cita Richards e Lockhart (1998) e afirma que eles
mostraram que é possível aprender muito sobre o ensino por meio da
introspecção. Nos dois últimos subcapítulos são apresentadas as utilidades do
portfólio (apresentar a qualidade profissional, ser avaliado, etc.), objetivos
(mostrar a complexidade do ensino...) e quais funções cumpre (autorreflexão,
carta de apresentação, tomada de decisões, trabalho em equipe, planificação da
formação de professores, etc.) e, por último, alguns portfólios importantes
para se ter como exemplo. Na terceira parte Cesteros apresenta como os portfólios
podem ser utilizados para avaliação dos professores e sua formação inicial e
continuada. Para isso ela começa dizendo que em países como os Estados Unidos e
o Canadá a utilização dessa ferramenta já está institucionalizada e que parece
que só não é utilizada na realidade espanhola. Então ela apresenta um breve
histórico (espanhol) sobre a formação de professores de (espanhol como)
língua/s estrangeira/s, partindo de que o mais importante, no início, era uma
formação específica de espanhol para, sobretudo, conquistar reconhecimento
social e institucional. Depois de muitos anos de experiências diversas de
formação docente esse espaço da capacidade didática foi garantido de forma mais
que satisfatória, e o portfólio passa a ser importante para as três modalidades
de formação de professores: a inicial, a permanente e a especializada. Cesteros
afirma que a ferramenta é útil para avaliação e aperfeiçoamento de
profissionais em todas essas fases, mas que sem dúvida, tem maior relevância na
formação continuada, uma vez que permite outros pontos de vista ao modo de
ensinar, conduções diferentes de práticas habituais insatisfatórias, a
investigação de aspectos que podem melhorar e por mostrar a satisfação que o/a
professor/a tem em realizar seu trabalho. Na conclusão são apresentadas as
possíveis inquietações das/os profissionais que buscam trabalhar com essa
ferramenta, como de que maneira se faz uma autoavaliação mais efetiva, se deve
ser um documento público e se realmente traz benefícios para a formação profissional.
Além dessas inquietações, na conclusão também são apresentadas algumas críticas
ao modo de produzir essa ferramenta: é algo que requer tempo, o que torna um
trabalho a mais para profissionais que já possuem agendas cheias, sem essa
preparação, sem reflexão, o documento pode se transformar em uma mera
acumulação de exemplos, uma mera exibição do trabalho que corre o risco de
banalizar a docência, uma vez que podem ser documentados aspectos dispensáveis
para a reflexão profissional. Cesteros cita Cassany (2007) que afirma que o
portfólio está na moda, mas não pode ser visto como uma solução mágica que vai
resolver todos os problemas das aulas de Língua Estrangeira (LE), logo, como todas as ferramentas
disponíveis, precisa ser utilizada com critério, tempo e inteligência.
fonte: WikiHow |
O artigo de
Susana Pastor Cesteros apresenta o portfólio como uma ferramenta importante
para a formação docente, seja inicial, continuada ou especializada. Na
introdução mostra que o artigo apresenta os objetivos, as definições, sua
utilização para avaliação e seus possíveis problemas. Nos capítulos e
subcapítulos posteriores o artigo mostra como deve ser produzido o portfólio,
sua estrutura, a comparação com outras ferramentas de formação docente,
exemplos de portfólios importantes para a formação de professores de ELE, as
utilidades da ferramenta, como pode ser produzida, como pode ser utilizada para
formação, autoavaliação e reflexão docente e, na conclusão, quais os desafios
que a ferramenta oferece e como eles devem ser ultrapassados.
A partir da
leitura do artigo é possível perceber que um portfólio reflexivo docente é
muito mais que uma compilação de atividades que podem ser utilizadas pelos
professores, pelo contrário, entende-se que essa ferramenta é importante para
uma boa reflexão sobre o trabalho docente. Entende-se que não há nada
espetacular, que não há uma fórmula para um bom trabalho docente, mas que é
necessário reunir informações sobre as aulas (gravações, relatórios, materiais
utilizados...) para refletir o que é positivo, o que pode continuar, o que deve
mudar, o que não deve acontecer... Somente a partir da introspecção, da
autoavaliação é que é possível alcançar uma maior satisfação com a docência.
Também é muito importante ter consciência de que este é um trabalho contínuo,
um produto e não um resultado, que deve ser produzido com seriedade e
disposição, do contrário, não atingirá seu objetivo de ser um instrumento
eficaz para a formação docente.
*Esse portfólio tem licença trocadilho™
É necessário mostrar no portfólio a reflexão sobre o ensino, sobre o trabalho docente. Fonte: WikiHow (no link também tem "dicas" de como fazer um portfólio |
*Esse portfólio tem licença trocadilho™
Vou ler com calma e comentarei com bastante conhecimento!! Parabéns!!
ResponderExcluir♥
ExcluirBom senso de humor, Bruna!!!
ExcluirLevando em conta a leitura crítica do artigo que você fez,
como ou para que vc usaria esse portafólio?
Obrigada, Gregório! Considerando que ainda não sou professora, busco utilizar esse portfólio como ferramenta de formação profissional, para registrar as leituras, pesquisas, produções que vou desenvolver nos próximos meses... Também vou utilizá-lo como um mostruário do meu trabalho de pesquisa, (e, logo, também de ensino) como acompanhante do currículo (tanto o vitae quanto o lattes). Assim, quando já tiver um emprego na área docente vou analisar sobre a continuação do uso dessa ferramenta para a melhoria do trabalho docente. Enquanto tiver resultados positivos continuarei usando - ou tentando usar, porque é mesmo algo difícil, uma vez que requer nosso tempo! :) abraços!
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