Elza Soares, deusa. |
Tema: Partindo em direção ao objetivo de produzir um material
didático feminista, para diminuir o sexismo da linguagem, este plano de aula
tem como tema algumas músicas cantadas e/ou compostas por mulheres. Uma vez que
tanto a linguagem quanto as ideologias fazem parte da cultura, torna-se
interessante perceber como estas são apresentadas pelo meio musical, isto é,
como as músicas representam as mulheres, os universos relacionados a elas e a
linguagem utilizada, além de conhecer as vidas das intérpretes e um pouco mais
da cultura musical brasileira. Esse plano de aula permite que as/os estudantes
de português, vindas dos países que venham, comparem e conheçam com mais
profundidade as canções produzidas e/ou interpretadas pelas cantoras de onde
vêm.
Público-alvo: É possível usar com estudantes de Português como
Língua Adicional provenientes de qualquer país, mas esse plano de aula foca
hispano-falantes
Níveis: pré-intermediário a avançado
Habilidades: compreensão e produção oral
Objetivos: Entender a multiplicidade e complexidade do que é (e do
que pode ser) considerado “feminino”; desconstruir preconceitos em relação às
mulheres, às mulheres negras; perceber a cultura brasileira em relação às
mulheres a partir de diversos ritmos encontrados no Brasil e, claro, a partir
das múltiplas vozes femininas.
Em primeiro lugar, perguntar aos
alunos: “conhecem cantores brasileiros?” de maneira “neutra”, sem colocar o
foco em mulheres e esperar as respostas. Assim que as estudantes falarem um
número considerável de artistas, anotar num quadro separando, sem identificar,
homens e mulheres. Mencionar uma comparação pode ser deixado para a próxima
atividade, quando é possível questionar a neutralidade do gênero masculino.
Pedir para os estudantes perceberem se existe diferença na quantidade de artistas
em relação ao sexo/gênero e, se existir, perguntar o motivo dessa existência.
Perguntar quais assuntos das
músicas cantadas pelas artistas e artistas apontados, se há diferença que
indica, nos temas, o sexo/gênero da/o intérprete. Se as respostas forem
afirmativas para a diferença, pode ser importante deixar, por um momento,
identificados os assuntos que homens e mulheres cantam em suas obras, para que
todas as estudantes verifiquem essas diferenças. Então questionar as estudantes
porque elas acreditam que existem essas diferenças em relação aos temas que
artistas mulheres e homens cantam. Se as respostas forem negativas para a
diferença a pergunta a ser feita é: “De que maneira os assuntos são os
mesmos?”, “O que faz esses e essas artistas cantarem os mesmos temas?”.
A partir desse momento será apresentada uma sequência de músicas
de mulheres, cada uma deverá ser interpretada livremente pelas estudantes, além de que a/o professor/a também poderá fazer perguntas para
ajudar os/as estudantes a compreender as questões de cultura brasileira e,
ainda, relacionar com as músicas existentes em seus próprios países.
- Como é a imagem da mulher na música?
- A imagem da mulher nessa música é igual a imagem da mulher cantada por artistas homens?
- Em qual das músicas as mulheres são retratadas de maneira mais de acordo com a realidade, as cantadas por homens, ou essas apresentadas na aula?
- Como as mulheres são representadas nas músicas nos seus países de origem?
- A representação das mulheres lá é semelhante ou diferente das representações das mulheres no Brasil?
- Vocês conhecem músicas de cantoras dos seus países?
- Quais os temas cantados por mulheres dos seus países são semelhantes aos cantados pelas mulheres brasileiras, se existe tal semelhança? Ou, se são diferentes, como são tais diferenças?
- Como os temas (violência machista, mulheres negras/racismo, feminismo...) cantados pelas artistas brasileiras são importantes para uma transformação da sociedade brasileira?
- Esses assuntos são importantes para serem debatidos nos lugares de onde vocês vieram?
- Vocês já conheciam as cantoras apresentadas nessa aula? E outras cantoras brasileiras como Anitta, Valeska Popozuda...?
- Vocês reconhecem os ritmos das músicas apresentadas? São diferentes das músicas cantadas por outras artistas que vocês já tinham conhecimento? São diferentes das músicas cantadas pelos artistas homens que vocês indicaram?
- Se sim, vocês identificam as diferenças entre os ritmos, ou então se mesmo vocês não identificando, reconhecem que são diferentes, em que implica essas diferenças (classe social de quem escuta, por exemplo)?
Fechando com chave de ouro, MC Sofia, mini deusa, criança crítica, pra mostrar que política é coisa de criança também! |
Referências:
LEE,
Rita. “Pagu”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0n5M6RF0lDE acesso em 10/07/18 às 20:15.
MC SOFIA.
“Brincadeira de menina” Disponível em: https://www.letras.mus.br/mc-soffia/brincadeira-de-menina/ acesso em 10/07/18 às 21:10
MELANINA
Mcs. “Cabelo Crespo”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V-KD6n8NWTM acesso em 10/07/18 às 20:20.
_____. “Meu
jeito”. Disponível em: https://genius.com/Melanina-mcs-meu-jeito-lyrics acesso em 10/07/18 às 20:18.
SOARES,
Elza. “Deus há de ser”. Disponível em: https://www.letras.mus.br/elza-soares/deus-ha-de-ser/ acesso em 10/07/18 às 20:30.
_____.
“Maria de Vila Matilde”. Disponível em: https://www.letras.mus.br/elza-soares/maria-da-vila-matilde/ acesso em 10/07/18 às 20:40.
MENDES,
Edleise. “Por que ensinar língua como cultura?” In: ...
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