Plano de aula sobre música brasileira (Português como língua estrangeira)

Elza Soares, deusa.
Tarefa: Conhecendo (músicas de) cantoras brasileiras

Tema: Partindo em direção ao objetivo de produzir um material didático feminista, para diminuir o sexismo da linguagem, este plano de aula tem como tema algumas músicas cantadas e/ou compostas por mulheres. Uma vez que tanto a linguagem quanto as ideologias fazem parte da cultura, torna-se interessante perceber como estas são apresentadas pelo meio musical, isto é, como as músicas representam as mulheres, os universos relacionados a elas e a linguagem utilizada, além de conhecer as vidas das intérpretes e um pouco mais da cultura musical brasileira. Esse plano de aula permite que as/os estudantes de português, vindas dos países que venham, comparem e conheçam com mais profundidade as canções produzidas e/ou interpretadas pelas cantoras de onde vêm.

Público-alvo: É possível usar com estudantes de Português como Língua Adicional provenientes de qualquer país, mas esse plano de aula foca hispano-falantes

As garotas do Brasil já não cabem no planeta.

Níveis: pré-intermediário a avançado

Habilidades: compreensão e produção oral

Objetivos: Entender a multiplicidade e complexidade do que é (e do que pode ser) considerado “feminino”; desconstruir preconceitos em relação às mulheres, às mulheres negras; perceber a cultura brasileira em relação às mulheres a partir de diversos ritmos encontrados no Brasil e, claro, a partir das múltiplas vozes femininas.

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Procedimento:

Em primeiro lugar, perguntar aos alunos: “conhecem cantores brasileiros?” de maneira “neutra”, sem colocar o foco em mulheres e esperar as respostas. Assim que as estudantes falarem um número considerável de artistas, anotar num quadro separando, sem identificar, homens e mulheres. Mencionar uma comparação pode ser deixado para a próxima atividade, quando é possível questionar a neutralidade do gênero masculino. Pedir para os estudantes perceberem se existe diferença na quantidade de artistas em relação ao sexo/gênero e, se existir, perguntar o motivo dessa existência.
Perguntar quais assuntos das músicas cantadas pelas artistas e artistas apontados, se há diferença que indica, nos temas, o sexo/gênero da/o intérprete. Se as respostas forem afirmativas para a diferença, pode ser importante deixar, por um momento, identificados os assuntos que homens e mulheres cantam em suas obras, para que todas as estudantes verifiquem essas diferenças. Então questionar as estudantes porque elas acreditam que existem essas diferenças em relação aos temas que artistas mulheres e homens cantam. Se as respostas forem negativas para a diferença a pergunta a ser feita é: “De que maneira os assuntos são os mesmos?”, “O que faz esses e essas artistas cantarem os mesmos temas?”.

A partir desse momento será apresentada uma sequência de músicas de mulheres, cada uma deverá ser interpretada livremente pelas estudantes, além de que a/o professor/a também poderá fazer perguntas para ajudar os/as estudantes a compreender as questões de cultura brasileira e, ainda, relacionar com as músicas existentes em seus próprios países.

Rita Lee representa a liberdade feminina.
  1.  Porque foram indicados mais homens/mulheres no início da aula? Será que ter sido usado “cantores brasileiros” influenciou essa diferença? Esse é um argumento a favor ou contra a “neutralidade” do uso do gênero masculino?!
  2. Como é a imagem da mulher na música?
  3. A imagem da mulher nessa música é igual a imagem da mulher cantada por artistas homens?
  4. Em qual das músicas as mulheres são retratadas de maneira mais de acordo com a realidade, as cantadas por homens, ou essas apresentadas na aula?
  5. Como as mulheres são representadas nas músicas nos seus países de origem?
  6. A representação das mulheres lá é semelhante ou diferente das representações das mulheres no Brasil?
  7. Vocês conhecem músicas de cantoras dos seus países?
  8. Quais os temas cantados por mulheres dos seus países são semelhantes aos cantados pelas mulheres brasileiras, se existe tal semelhança? Ou, se são diferentes, como são tais diferenças?
  9. Como os temas (violência machista, mulheres negras/racismo, feminismo...) cantados pelas artistas brasileiras são importantes para uma transformação da sociedade brasileira?
  10. Esses assuntos são importantes para serem debatidos nos lugares de onde vocês vieram?
  11. Vocês já conheciam as cantoras apresentadas nessa aula? E outras cantoras brasileiras como Anitta, Valeska Popozuda...?
  12. Vocês reconhecem os ritmos das músicas apresentadas? São diferentes das músicas cantadas por outras artistas que vocês já tinham conhecimento? São diferentes das músicas cantadas pelos artistas homens que vocês indicaram?
  13. Se sim, vocês identificam as diferenças entre os ritmos, ou então se mesmo vocês não identificando, reconhecem que são diferentes, em que implica essas diferenças (classe social de quem escuta, por exemplo)?

Fechando com chave de ouro, MC Sofia, mini deusa, criança crítica, pra mostrar que política é coisa de criança também!

Referências:

LEE, Rita. “Pagu”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0n5M6RF0lDE acesso em 10/07/18 às 20:15.
MC SOFIA. “Brincadeira de menina” Disponível em: https://www.letras.mus.br/mc-soffia/brincadeira-de-menina/ acesso em 10/07/18 às 21:10
MELANINA Mcs. “Cabelo Crespo”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=V-KD6n8NWTM acesso em 10/07/18 às 20:20.
_____. “Meu jeito”. Disponível em: https://genius.com/Melanina-mcs-meu-jeito-lyrics acesso em 10/07/18 às 20:18.
SOARES, Elza. “Deus há de ser”. Disponível em: https://www.letras.mus.br/elza-soares/deus-ha-de-ser/ acesso em 10/07/18 às 20:30.
_____. “Maria de Vila Matilde”. Disponível em: https://www.letras.mus.br/elza-soares/maria-da-vila-matilde/ acesso em 10/07/18 às 20:40.
MENDES, Edleise. “Por que ensinar língua como cultura?” In: ...



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